A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las. São as 6 unidades temáticas categorizadas pela BNCC:
A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos:
Sabemos que na Unidade Temática Esportes (BNCC, 2017), são apresentadas sete categorias de esportes, sendo elas: marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida de rebote, campo e taco, invasão ou territorial. Quanto as principais características da categoria precisão, assinale a alternativa correta.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica que a unidade temática Práticas Corporais de Aventura consiste em “expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Nesse documento, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas: na natureza e urbanas”. As alternativas abaixo são exemplos de Práticas de Aventura na Natureza, EXCETO:
“Conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversários [...], protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo” é a definição de esporte de invasão ou territorial segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São exemplos deste tipo de esporte, EXCETO: